Institucional

Em 1990, o então Escritório de Advocacia, AJT – Assessoria Jurídica dos Trabalhadores, de exclusiva atuação classista obreira, através dos Advogados Fernando Pessoa da Nóbrega, Wilian Fraga Guimarães e do então à época estagiário Welton Marden de Almeida, se propuseram a auxiliar os trabalhadores da Iquego a constituírem o Sindicato da categoria que era então inorganizado.
Os advogados procuraram a FETIEG – Federação eclética e interestadual de trabalhadores na indústria que representava supletivamente a categoria, imaginando que uma entidade de 2º grau tivesse interesse em apoiar a constituição de uma entidade de 1º grau representando uma categoria inorganizada. Decepção, os Diretores da FETIEG à época, se opuseram taxativamente.

Ignorando a reação contrária da FETIEG, o grupo de trabalhadores com a orientação jurídica dos Advogados acima citados, constituíram aos 28/11/1992 o Sindicato. A reação da FETIEG foi imediata. Ingressou com impugnação no Ministério do Trabalho e Emprego e propuseram na justiça comum pleiteando a nulidade. Na época, a Portaria Ministerial permitia que entidade de 2º grau impugnasse a constituição de Sindicato e a justiça reconhecida como competente era a Justiça Comum.

Após mais de 02 anos arrastando a ação na justiça sem que houvesse qualquer decisão, o Sindicato se viu forçado a atender as exigências da FETIEG e fazer um acordo, excluindo da base de representação as categorias dos trabalhadores nas indústrias de álcool, de artefatos de borracha (papel, papelão) e também excluir a base territorial do Estado do Tocantins, ficando o Sindicato restrito ao Estado de Goiás.

…Passado esse primeiro obstáculo, o Sindicato veio pouco a pouco se firmando:

Sendo que desde a sua fundação, alternou-se na sua Presidência, ora um trabalhador oriundo da Iquego, ora um trabalhador do laboratório Halex e Istar, ambos, indústria farmacêutica. Em 2017 esse ciclo se alterou com o trabalhador da Grafigel, Sebastião Ferreira da Silva. Ele ficou na gestão da entidade até novembro de 2022. Devido a processos jurídicos Sebastião foi afastado da gestão e o vice-presidente Francisley Martins assumiu o controle. Francisley também é trabalhador da Grafigel e atua no ramo de material plástico desde os 18 anos.

Francisley Martins tem dado continuidade no trabalho do Sindicato junto aos trabalhadores. As visitas nas empresas foram intensificadas nos últimos meses para todos conhecerem o novo presidente. O Sind.Q.F.P-GO é um dos sindicatos mais atuantes de Goiás.